Copywriting: as técnicas que ajudam suas vendas

beexlog 26 de novembro de 2019 0 Comments

Oque é Copywriting? De maneira ampla, Copywriting consiste na técnica de produzir textos estratégicos com a finalidade de realizar vendas e promover produtos ou serviços.

Para você ter uma ideia da importância desse processo dentro das estratégias de vendas, há profissionais dedicados inteiramente a essa função: os copywriters.

Antes de redigir o texto de uma página de vendas, o copywriter deve listar quais necessidades são relevantes para o possível comprador, fazendo uma extensa pesquisa de como apresentar os benefícios do produto de forma persuasiva para a persona de seu negócio.

O copywriter deve escrever o “copy” (texto) pensando em seu caráter persuasivo, utilizando gatilhos para despertar interesse no leitor, com objetivo de gerar conversões e vendas para o seu negócio.

Saiba identificar

Você sabia que nem sempre quem tem um problema ou necessidade sabe identificar isso? Com certeza sua empresa trabalha com um produto ou serviço que é a solução para diversas pessoas, mas elas ainda não estão cientes disso, portanto, cabe a você mostrar para elas.

Vamos pensar em nós mesmos como consumidores. Certamente, você pesquisa bastante na internet antes de uma compra, não é mesmo?

Tenha certeza de que não é o único: é o que cerca de 92% das pessoas fazem, segundo pesquisa da consultoria TNS Research International.

Os meios pelos quais essas informações são obtidas são os mais diversos:

  • redes sociais,
  • blogs,
  • sites,
  • fóruns,
  • newsletter,
  • e-mail marketing.

Uma infinidade de conteúdo está disponível na web, inclusive o material que você preparou para ajudar o prospecto na sua decisão. E é só depois disso, que ele te escolhe, ou não, como fornecedor.

Dicas de copywriting

Veja algumas dicas para escrever uma copy que vende:

1) Conheça seu público

A copy eficaz do produto começa com o conhecimento do seu público. Você não pode vender nada se não souber com quem está falando.

Antes de começar a trabalhar em qualquer uma das descrições de seus produtos, você deve fazer muitas pesquisas anteriores. Forme personas de usuário, defina quem são, quanto ganham e quais são seus principais valores.

2) Encontre o problema que você vai resolver

Se você vende algo, independentemente do que seja (produtos ou serviços), então você tem que ter a solução para um problema.

3) É a história que vende

Você cobre todas as especificações do produto para os clientes que se preocupam com pesquisas precisas e adiciona fotos para quem compra com os olhos. Mas por que você precisa escrever uma descrição do produto?

Porque para muitos, é a história que vende. Seu trabalho na criação de uma ótima copy de produtos é essencialmente escrever uma pequena história que levaria o cliente a fazer uma compra.

Trate isso como uma daquelas histórias de seis palavras que conseguem criar uma narrativa convincente em um número limitado de símbolos. Você precisa criar uma história que conte algo sobre sua marca e apele para o que os clientes desejam ver em seu produto.

Mas você não precisa escrever ficção. Você precisa basear sua história em fatos.

4) Basear a história em fatos

Escreva sua copy de maneira breve e precisa. Você não deve superestimar ou hiperbolizar as qualidades do produto, apenas apresentá-las sob uma luz favorável. Baseie a descrição do seu produto em fatos e apimente emoções, e não o contrário.

5) Corte frases sem graça

Quando você escreve seu primeiro rascunho, pode encontrar frases sem graça como “é um ótimo produto” ou “este produto tem uma qualidade excelente”. Isso é um grande não-não. Isso não diz nada ao cliente. Exclua as frases que não fornecem informações e substitua-as por fatos que ilustram por que são ótimas.

6) Descreva o valor

Aqui é quando sua pesquisa com clientes entra em jogo. Concentre-se nas coisas que o cliente considera valiosas.

Por exemplo, é importante para um trabalhador de escritório que um suéter da nova coleção ainda retenha sua suavidade e beleza após a lavagem.

Para uma pessoa que procura cosméticos orgânicos, são ingredientes seguros que correspondem ao seu tipo de pele.

7) Use psicologia

Apesar do que muitos clientes dizem, a escolha de fazer uma compra geralmente se baseia na emoção, e não na lógica. Muitas empresas criam um vínculo entre seus produtos e valores positivos. Por exemplo, comprar um par de tênis não é apenas comprar sapatos bons, é uma decisão para começar a conseguir grandes coisas.

8) Mantenha os principais elementos verificáveis

Nem todos os clientes têm tempo para ler a descrição completa do produto.

É por isso que você precisa garantir que a copy do produto também seja otimizada. Inclua todos os elementos-chave do produto em uma lista com marcadores e torne essa lista facilmente visível para os clientes.

9) Não se esqueça do SEO

Embora escrever para humanos seja seu principal objetivo aqui, inclua palavras-chave para facilitar a localização do produto nos mecanismos de pesquisa. Essa é uma das técnicas básicas de SEO que você pode usar para otimizar seu site para a pesquisa do Google.

9) A / B, testar tudo

Não existe uma fórmula mágica para criar cópias estelares de produtos. Cada produto e cada nicho requer uma abordagem diferente, uma escolha diferente de palavras e estilos diferentes. E o que pode funcionar em uma campanha pode não funcionar em outra.

Se você deseja obter vendas com sua copy do produto, é necessário criar e testar várias versões para ver o que tem melhor desempenho.

Mas não pare por aí. Teste as fotos e as especificações para ver o que ajuda a reduzir a taxa de rejeição e o abandono do carrinho de compras. Faça também o teste de divisão de diferentes ferramentas de assinatura de e-mail, pois isso ajuda você a levar seus esforços de marketing para o próximo nível.

Elementos e gatilhos importantes no copywriting:

  • Urgência;
  • Conexão;
  • Especificidade;
  • Transformação;
  • Exclusividade;
  • Reciprocidade;
  • Aprovação social;
  • Afeição;
  • Autoridade;
  • Compromisso e coerência;

Copy do produto

A copy do produto é essencial para vender seus produtos online. É ainda mais importante do que criar o nome de domínio certo. Você pode criar uma marca a partir do zero, mas não pode vender com uma copy ruim do produto. Uma boa, no entanto, pode levar a vendas, mesmo quando o nome do site não importa.

A copy eficaz do produto é um dos principais fatores que contribuem para o aumento das vendas. Crie uma copy envolvente que conte aos seus clientes uma história que ressoe com eles.

Divida as informações para que aqueles que desejam ler a descrição ou digitalizá-las possam obter o que precisam de uma só vez. Adicione as melhores práticas de SEO e seu trabalho estará concluído.